Coisa do Capeta! Suspeita de varíola do Macaco em São Luís

Crianças no Bairro de Fátima apresentam sintomas da Varíola do Macaco

A Prefeitura de São Luís foi informada pelo CENTRO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DE VIGILÂNCIAEM SAÚDE – CIEVS, da Secretaria de Estado da Saúde, sobre três crianças com bolhas nos pés e mãos que podem possivelmente estar ligadas a casos “Monkeypox”, a conhecida varíola do Macaco. As crianças são estudantes da rede Municipal de ensino, na Unidade de Ensino Básico – UEB, Araripina de Alencar Fecury, localizada no Bairro de Fatima.

As equipes, tanto da saúde municipal, quanto da estadual, e um técnico especialista em doenças exantemáticas se deslocaram, na manhã de ontem (1), até a escola para averiguar a informação e poder tomar as providencias necessárias. Ao chegar na escola, a equipe foi informada pela diretora da UEB, que não estava sabendo da situação, e que a mãe das das crianças havia informado que as crianças estavam mais de 15 dias que não compareciam à escola.

A diretora repassou à equipe o nome da mãe e endereço das crianças. A equipe se deslocou até a residência, que recebeu a equipe e informou que as crianças depois da festinha que participaram na escola apresentaram febre, tosse produtiva, vômito e, logo em seguida, apresentaram erupção cutânea papulovesicular, primeiramente no menino D.L.S.O com 5 anos de idade (este ainda apresenta sintomas) e depois na irmã Y.V.S.O com 4 anos de idade (atualmente sem sintomas) e na prima S.P.N. de 8 anos (atualmente sem sintomas) que reside na mesma casa.

A vacinação das crianças estão em dias e elas não tem histórico de viagem ou contato com viajantes.

A equipe observou que a criança D.L.S.O. apresenta sinais de anemia, desnutrição e com erupção cutânea papulovesicular no dorso das mãos, pés, tornozelo e no nariz. Este menor ainda aguarda atendimento médico.

As equipes coletaram material para análise laboratorial.

Com informações do Blog Eduardo Ericeira

Pesquisar
Publicidade

Arquivos

Copyright © 2021 – Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido Por: JOERI