Impeachment contra Bolsonaro é protocolado na Câmara

Documento é assinado por partidos políticos e entidades como o MBL e a Associação Brasileira de Imprensa, além de parlamentares, como Joice Hasselmann, Alexandre Frota e Kim Kataguiri

Partidos políticos, entidades da sociedade civil e grupos sociais apresentaram um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (30) na Câmara dos Deputados. Esta é a ação que envolve o maior número de representantes de diferentes setores entre os mais de 120 pedidos que foram protocoladas no parlamento.

O documento foi entregue às 15 horas, na Câmara dos Deputados. Com mais de 420 páginas, o processo aponta com riqueza momentos específicos em que foram feitas ações e tomadas medidas que, segundo juristas, entidades sindicais e da sociedade civil, prejudicaram a sociedade brasileira, ou demonstraram o “negacionismo, o menosprezo e a sabotagem assumida das políticas de prevenção e atenção à saúde dos cidadãos brasileiros, diante da mais grave crise de saúde pública da história do país e do planeta”

Pela primeira vez um pedido reúne as acusações de um mega esquema de corrupção criado para fraudar contratos de compra de vacinas. Assinam a peça os partidos PCB, PSB, PT, PSTU, Psol, PDT, PCdoB, PCO, Rede Sustentabilidade e Cidadania; assim como ex-aliados do presidente, como a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) e os deputados Alexandre Frota (PSDB-SP) e Kim Kataguiri (DEM-SP).

Além deles, o Movimento Brasil Livre (MBL) também assina, assim como a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD)

São elencados 20 motivos para que Bolsonaro seja removido do cargo, entre eles o cometimento de crimes contra a existência da União, crimes contra o livre exercício dos Poderes Legislativo e Judiciário e dos poderes constitucionais dos estados; e crimes contra a guarda e legal emprego de dinheiro público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Publicidade

Publicidade

Arquivos